Delegação é o ato de compartilhar algumas atividades, atribuindo a alguém a responsabilidade sobre o planejamento, o controle ou a execução de uma atividade. A delegação bem sucedida deve ser apresentada com clareza o resultado pretendido, fornecendo o apoio necessário e identificando plenamente as suas restrições e os seus limites, tendo como intuitos principais a confiança, a motivação e entusiasmo do colaborador. Deve ser realizada quando atribuímos responsabilidades há alguém que dá maior importância ao assunto, vendo um desafio ou uma oportunidade de mostrar sua capacidade, ou quando alguém possua mais paixão pelo assunto, ou mesmo alguém com uma capacidade técnica superior sobre o tema. Mas há também momentos de delegações de tarefas, quando há o sobrecarregamento de tarefas, ou quando a mesma não é agradável para execução, quando pode trazer riscos que não queremos assumir, quando há a insegurança, ou somos tecnicamente despreparados. Quando estas ocorrem costumam gerar muito mais trabalho, pois o gerenciamento se torna muito mais minucioso e preocupante com o resultado final.
A delegação de tarefas deve ser atribuída aos membros da equipe, dentro dos limites, de modo que todos da equipe desempenhem tarefas no nível máximo de suas capacidades e que ninguém desempenhe tarefas abaixo de suas qualificações.
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